terça-feira, 1 de setembro de 2015

Natália do Vale comparece a lançamento de coleção de móveis

         O empresário João Caetano apresentou na terça-feira (18), no Arquivo Contemporâneo de Ipanema, sua nova coleção de móveis brasileiros de design assinado, com destaque para as criações mais emblemáticas de Lina Bo Bardi (que acabam de ser reeditadas pela Etel em parceria com o Instituto Lina Bo e Piero M Bardi), a coleção Chuva do arquiteto e designer goiano Leo Romano e 22 peças inéditas do premiadíssimo designer catarinense Jader Almeida.
          
          Outro ponto alto do evento foi a vitrine da loja, projetada por Paola Ribeiro em homenagem a Lina Bardi. A designer carioca conseguiu reproduzir, com impressionante fidelidade, a arquitetura modernista da famosa Casa Vidro, no Morumbi (SP), projetada pela arquiteta ítalo-brasileiro em 1951. No centro da vitrine, voltada para a rua Redentor, uma joia rara: a cadeira Bolas de Latão, desenhada por Lina especialmente para este trabalho.
          Achilina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi e é conhecida por ter projetado o Museu de Arte de São Paulo. Lina estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma durante a década de 1930, mas mudou-se para Milão, onde trabalhou para Giò Ponti, dono de uma casa chamada Domus. Ao chegar no Brasil, Lina deseja morar no Rio de Janeiro. Encanta-se com a natureza da cidade e o edifício moderno do Ministério da Educação e Saúde Pública (Edifício Gustavo Capanema). Instala-se, porém, em São Paulo, projetando e construindo, mais tarde, uma casa no bairro do Morumbi, a Casa de Vidro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário