sábado, 8 de dezembro de 2012

Crítica Salve Jorge - Patricia Kogut


CRÍTICA: ‘Salve Jorge’ desperdiça e também aproveita talentos

Nicette Bruno em cena com a cadela Emily, em 'Salve Jorge' (Foto: Alex Carvalho/TV Globo)

Se o tráfico humano é um tema forte e que atrai em “Salve Jorge”, há tramas secundárias totalmente dispensáveis. O caso mais grave é o do núcleo cuja ação gira quase que integralmente em torno de um cachorro. Já seria ruim apenas considerando que um animal enfeitado com pedras preciosas e candidato a uma herança milionária não chega a empolgar. Mas tudo fica bem pior quando vemos em cena atrizes do quilate de Natália do Vale, Ana Beatriz Nogueira e Nicette Bruno. É um desperdício incompreensível de alguns dos maiores talentos da nossa televisão. Nicette passa sequências inteiras conversando com o cão. São falas como: “Emily, não liga, os humanos são assim mesmo”. Mais constrangedor foi quando Ana Beatriz entabulou um (o único possível) diálogo com o bicho, o encarou, e... latiu para ele.
Não é humor, não é drama. É rotineiro, sem graça. Não que seja necessário lembrar quem são essas profissionais, mas não custa. Ana Beatriz já ganhou o prêmio de melhor atriz do Festival de Berlim; Natália e Nicette têm uma lista comprida de bons serviços prestados à televisão e ao teatro.
Por outro lado, ainda sobre “Salve Jorge”, se alguém tinha dúvidas quanto ao talento de Nanda Costa, elas se dissiparam esta semana nas boas cenas dela chegando à Turquia. A briga de Morena com Wanda (Totia Meirelles) foi bem conduzida pela direção e a atriz brilhou. Não é fácil interpretar uma personagem naturalmente exagerada numa cena de muito drama, uma conjugação de cascas de banana. Mas Nanda mostrou domínio total de sua missão. Ganhou o público subindo a voltagem do desespero de Morena tom a tom. Mesmo encurralada, a personagem se manteve agressiva, e a atriz não perdeu o controle de sua tarefa.

*Temos que concordar com a Patricia, infelizmente as partes da Natália que envolvem o núcleo dela estão realmente fracas. Eu particularmente gosto das cenas dela com o Oscar Magrini, inclusive no meu ponto de vista é o que salva a participação da Natália na novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário